domingo, 12 de fevereiro de 2012

Semana de 05/02 a 11/02/2012: O Herói Eventual ou Homem Que Defendeu o Mendigo



Matéria:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/02/agredido-por-defender-mendigo-no-rio-deixa-hospital-apos-receber-alta.html


Resumo:

No último dia 02/02/12, Víor Suarez da Cunha tentou apartar um espancamento de um morador de rua. Como resultado, ele mesmo se tornou a vítima da fúria covarde de 5 valentões. 63 pinos, algumas chapas de metal e 8 dias depois, ele foi liberado do hospital sorridente e otimista. Consciente, Vítor negou a alcunha de herói, dizendo que fez apenas a coisa certa.

O problema, prezado Vítor, é que hoje é cada vez mais difícil encontrar alguém com coragem para fazer a coisa certa em situações difíceis! Quantos de nós, se estivéssemos em seu lugar simplesmente não olharíamos para o outro lado, ignorando a covardia contra alguém que o mundo já castigou mais do que suficiente? Quantos dariam a cara a tapa como você deu, disposto a sofrer os prejuízos por aquilo que acredita...

Não vou nem entrar no mérito dos marginais que se divertiam com a desgraça do infeliz sem-teto, o que vale ressaltar é a indiferença que cada um de nós carrega! Essa para  mim é a grande discussão gerada nesse caso: Considerar Vítor um herói não significa o atestado de inoperância de cada um de nós? Não nos faz cúmplice de alguma forma, pois ao considerá-lo herói consideramos que não somos capazes de agir como ele?

Não me refiro a atos extremos como o de Vítor Cunha, mas em cada ato mesmo pequeno que consideramos errado! Por que não compramos a briga de tudo que nos incomoda? É sobre essa falta de atitude que falo no poema.

Vida longa a Vitor Cunha ! Parabéns pela coragem e pela sensatez de saber que fez apenas a coisa certa!


Poema:

“O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. 
O que mais preocupa é o silêncio dos bons” 
Martin Luther King

Seja por vergonha, medo ou preguiça,
Quantas vezes já viramos a cara
Pra não ver crueldades e injustiças?
Ajudando, assim, a tornar cada escara

Num câncer maligno que nunca sara!
E daí que nosso desdém o mal atiça?
Não importa o quanto ele se escancara,
Desde que comamos em paz nossas pizzas!

Ignoramos discretamente o mal,
Como se pudesse magicamente
Ser esmagado por poder mental!

Não é que todos devamos ser heróis,
Mas seria um pouco melhor, minha gente,
Se houvesse um Vítor em cada um de nós!


Um comentário:

  1. Sensacional! Muito bom mesmo.
    Sempre bom lembrar que nossa impotência e falta de vontade em não entrar num embate e deixar passar atrocidades que ocorrem todos os dias.
    Para não sair da zona de conforto somos capazes de fechar os olhos todos os dias!

    ResponderExcluir